HADES
REVISTA INTERDISCIPLINAR DO GRUPO DE PESQUISA CONFLITOS ARMADOS, MASSACRES E GENOCÍDIOS NA ERA CONTEMPORÂNEA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
REGIMENTO INTERNO
IDENTIFICAÇÃO
A REVISTA HADES – REVISTA INTERDISCIPLINAR DO GRUPO DE PESQUISA CONFLITOS ARMADOS, MASSACRES E GENOCÍDIOS NA ERA CONTEMPORÂNEA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, criada em junho de 2014, é o órgão oficial do Grupo de Pesquisa “Conflitos armados, massacres e genocídios na era contemporânea” da Universidade Federal de São Paulo (a partir daqui nominado apenas como GP Conflitos armados, massacres e genocídios) registrado junto ao CNPq em seu diretório de grupos de pesquisa. Contando com docentes e pesquisadores de diversas universidades e centros de pesquisa brasileiros e internacionais, a Revista pretende abrigar contribuições e análises relacionadas aos estudos sobre as questões e as práticas do binômio guerra & paz, dos massacres e genocícios, do binômio tolerância/intolerância, desdobrando-se nos temas constitutivos de suas linhas editoriais: 1) imperialismo, nacionalismos e guerras mundiais; 2) totalitarismos, guerra total e a industrialização dos processos de morte; 3) Guerra Fria, descolonização e regimes militares; 4) Nova Ordem Mundial, terrorismos e novos processos genocidários; 5) crimes de genocídio, de guerra, de agressão e contra a humanidade e a atuação do Tribunal Penal Internacional; 6) teoria e historiografia das guerras e dos genocídios; 7) desastres humanitários, diásporas e migrações forçadas.
I. DOS OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS
São objetivos da REVISTA HADES:
São características da REVISTA HADES:
- Editorial – Breve descritivo da natureza daquela edição e de seu conteúdo.
- Artigos livres – Textos variados no escopo temático da revista.
- Dossiê – Conjunto de artigos articulados por um tema central.
- Documentos – Documentos históricos relevantes no repertório temático da revista, precedidos de uma breve apresentação e contextualização.
- Resenhas – Textos de análise crítica sobre obras literárias, cinematográficas, teatrais, musicais, produção iconográfica e outros suportes.
- Entrevistas – Diálogos entre pesquisadores e colaboradores sobre os temas abordados pela revista.
- Traduções – textos publicados originalmente em língua estrangeira com notável importância para o repertório temático tratado pela revista.
Excepcionalmente, porém sempre de acordo com decisão dos editores, a revista poderá em seus números: deixar de apresentar entrevistas, traduções, documentos ou dossiê, publicando apenas artigos de temáticas diversas e demais seções ou, ainda, publicar um número inteiramente temático.
II. DA ADMINISTRAÇÃO
A responsabilidade administrativa da REVISTA HADES é da competência do Editor Responsável e do Conselho Editorial (em número máximo de 5, incluindo o Editor Responsável). Constituem ainda o corpo administrativo um Conselho Consultivo (sem número máximo de membros) e um secretariado (de até 2 membros). As competências do corpo administrativo são:
Editor Responsável:
Conselho Editorial:
Conselho Consultivo:
Secretariado:
III. DAS COLABORAÇÕES E DOS PARECERES
Das Colaborações
As colaborações para a REVISTA HADESpodem ser enviadas a qualquer tempo, obedecendo as normas estipuladas nesse regimento. Cada colaborador poderá publicar apenas 1 (um) artigo ou resenha em um mesmo número da revista, bem como terá que observar o interstício de 1 (um) ano a fim de publicar novo texto.
Dos Pareceres
Os textos enviados para a REVISTA HADESdeverão ser submetidos a dois pareceristas não identificados para o autor, e vice-versa (processo de pares cegos) membros do Conselho Consultivo ou, sendo necessário, pareceristas ad hoc.
Os pareceres deverão ser emitidos em formulários próprios, de acordo com modelo elaborado pelo Conselho Editorial.
Em caso de empate, ou seja, um parecer favorável e outro desfavorável, os Editores indicarão um terceiro parecerista.
NORMAS DA REVISTA
A Revista destina-se à publicação de trabalhos referentes a conflitos armados, massacres e genocídios, do binômio guerra/paz, do binômio tolerância/intolerância, desdobrando-se nos temas do imperialismo, nacionalismos e guerras mundiais; totalitarismos, guerra total e a industrialização dos processos de morte; Guerra Fria, descolonização e regimes militares; Nova Ordem Mundial, terrorismos e novos processos genocidários; crimes de genocídio, de guerra, de agressão e contra a humanidade e a atuação do Tribunal Penal Internacional; teoria e historiografia das guerras e dos genocídios; desastres humanitários, diásporas e migrações forçadas.
A submissão de originais poderá ser feita por alunos de graduação, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores, pós-doutorandos ou pós-doutores; em língua portuguesa, espanhola, inglesa ou francesa, desde que os originais já tenham sido objeto de revisão ortográfica. O envio deverá ser feito pelo e-mail massacres.e.genocidios@gmail.com, endereçado à secretaria administrativa da revista, obedecendo as seguintes recomendações:
Da formatação e normalização dos artigos:
Da apresentação dos originais:
Artigos:
- Os artigos deverão ser originais, sendo sua responsabilidade civil e criminal direta e exclusivamente do(s) autor(es), que cederá à revista somente os direitos de uso do texto uma vez publicado, isentando-a assim de eventuais responsabilidades sobre uso indevido de materiais que, eventualmente, tenham direitos autorais reservados.
- Os artigos deverão trazer título em língua portuguesa, seguido de título em língua inglesa e, por fim, em espanhol.
- Os artigos devem conter um resumo em língua portuguesa, uma versão deste em inglês (abstract) e uma versão em espanhol (resumen) com até 10 linhas, além de 3 palavras-chave (em português), bem como sua versão em inglês (keywords) e espanhol (palabras-clave).
- Os artigos devem ser acompanhados, em nota de rodapé, de informações profissionais sucintas de seus autores (última titulação seguida de vinculação institucional) e endereço de e-mail.
- Os originais devem ter entre 15 e 25 laudas incluindo bibliografia.
- Com relação aos artigos em língua estrangeira, se forem escritos em inglês deverão apresentar título, resumo e palavras-chave também em língua portuguesa e espanhola; se forem escritos em língua espanhola, deverão apresentar título, resumo e palavras-chave também em língua portuguesa e inglesa; se forem escritos em francês deverão apresentar título, resumo e palavras-chave também em língua portuguesa, inglesa e espanhola.
Resenhas:
- As resenhas devem ser acompanhados, em nota de rodapé, de informações profissionais sucintas de seus autores (última titulação seguida de vinculação institucional) e endereço de e-mail.
- Os originais devem ter entre 5 e 15 laudas incluindo, se houver, referências bibliográficas.
Da formatação e normalização dos artigos e resenhas:
LIVRO: ÚLTIMO SOBRENOME DO AUTOR, prenome e demais sobrenomes do autor opcionalmente abreviados. Título: subtítulo. Local da publicação: Editora, ano da publicação, volume, (Série ou Coleção se houver), número das páginas citadas ou referidas.
CAPÍTULO DE LIVRO: ÚLTIMO SOBRENOME DO AUTOR, prenome e demais sobrenomes do autor opcionalmente abreviados; “Título do capítulo”; in: ÚLTIMO SOBRENOME DO AUTOR, prenome e demais sobrenomes (indicação da organização – org. - se for o caso). Título: subtítulo. Local da publicação: Editora, ano da publicação, volume, (Série ou Coleção), páginas.
ARTIGO DE REVISTA: ÚLTIMO SOBRENOME DO AUTOR, prenome e demais sobrenomes do autor opcionalmente abreviados; Título do artigo; Título da publicação, local da publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano(v.), fascículo ou número(n.), informações do período e data de publicação (mês abreviado/ano), páginas.
- Citações literais com mais de 3 linhas (do texto original) deverão estar em caixa 10, espaço simples, distinguida do corpo do texto entrelinhas e com margem de 4 cm à esquerda.
- Citações literais com menos de 3 linhas deverão constar entre aspas e no corpo do texto.
- Termos de língua estrangeira deverão com star em itálico.
Tanto artigos quanto resenhas apresentados serão submetidos ao exame dos Editores, que os encaminhará aos pareceristas.
Osasco, 21 de agosto de 2014.